quinta-feira, 3 de abril de 2008

LCA Consultores divulga projeções para o mercado automobilístico

NOTÍCIA_______________________________________
LCA Consultores divulga projeções para o mercado automobilístico
Fortaleza, 26/09/2005 17h05
Em relatório recente sobre o complexo automotivo brasileiro, consultoria aponta a crescente relevância que o setor vem ganhando para a economia brasileira. A participação da produção de veículos automotores na produção industrial aumentou de 7% em 2002 para 9,4% no primeiro semestre deste ano. A cadeia do setor responde ainda por 12,4% das exportações totais feitas pelo Brasil, e proporciona um superávit no comércio externo da ordem de US$ 7 bilhões ao ano.
A LCA Consultores acaba de divulgar estudo sobre o setor automobilístico no Brasil, incluindo análises e projeções para o desempenho de toda a cadeia produtiva em 2005 e 2006. O relatório levou em consideração as vendas internas e as exportações e foi dividido entre os segmentos de automóveis e comerciais leves, ônibus e caminhões. Também foram analisados o desempenho do setor de autopeças e de concessionárias.
O documento aponta o aumento do peso da relevância que o setor automobilístico vem ganhando para a economia brasileira desde a recente chegada de novas montadoras no Brasil. Segundo dados do IBGE, a participação da produção de veículos automotores na produção industrial brasileira, que inclui motores e autopeças, cresceu aumentou de 7% em 2002 para 9,4% no primeiro semestre deste ano. Trata-se da atividade industrial de maior peso no País.
A cadeia do setor automotivo responde por 10,7% das importações totais do País e por 12,4% das exportações totais feitas pelo Brasil, de acordo com segundo a Secretaria de Comércio Exterior, Secretaria de Desenvolvimento da Produção e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Entre os anos de 1999 e 2004, a produção do segmento de automóveis e comerciais leves sofreu variação acumulada de 34%. A participação dos importados nas vendas no atacado desse segmento caiu expressivamente, passando de 23,4%, em 1998, para 4%, em 2004. Já a participação das exportações na produção total de veículos aumentou de 25,3%, em 1998, para 29,5%, em 2005.
Entre os fenômenos recentes que se destacam no mercado doméstico estão a queda do share dos importados; a expansão dos comerciais leves; a melhoria do "mix" de produtos – a fatia de populares nas vendas domésticas caiu de 63%, em 2003, para 47% em 2005, considerando os primeiros oito meses do ano; e o crescimento das vendas dos bi-combustíveis, que chegaram corresponder a 57,241% das vendas domésticas realizadas de janeiro a agosto deste ano.
Projeções. As projeções da LCA Consultores – construídas a partir de metodologia própria, apurada ao longo de dezenas de trabalhos – indicam que as vendas domésticas de automóveis e comerciais leves fecharão 2005 com crescimento de 11%. A projeção para as vendas totais, incluindo automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, é de 1,74 milhão de unidades no mercado interno e 834 mil no mercado externo. Para 2006, a projeção é de um aumento de 9%. A estimativa de vendas totais para 2006, incluindo automóveis, ônibus e caminhões é de comercializar 1,894 milhão de unidades internamente e exportar 921 mil unidades.
Segundo o economista Bráulio Borges, um dos responsáveis pelo estudo, "se essas projeções se confirmarem, o nível de ociosidade da capacidade produtiva do setor baixará para cerca de 20% em 2006, nível relativamente baixo, que poderá estimular novos investimentos nos anos finais da década".
Sobre a LCA ConsultoresA LCA Consultores é uma empresa de consultoria econômica com ampla experiência e reconhecimento no mercado. Desde 1995 oferece um suporte diferenciado à tomada de decisões, estruturando seus serviços de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Dentre outros serviços, Além disso, produz também Estudos Setoriais que se baseiam numa integração original entre os elementos microeconômicos tradicionalmente examinados e a análise do ambiente macroeconômico. A consultoria é, desde 2001, é uma das instituições com maior índice de acertos nas projeções macroeconômicas de médio e longo prazo, segundo o relatório Focus do Banco Central. Este desempenho repete-se desde 2001. Com uma equipe de mais 50 consultores, possui clientes nos setores financeiro, produtivo e comercial, incluindo Ambev, Banco do Brasil, Banco Real/ABN-Amro Bank, Bradesco, Bovespa, Petrobras, Unilever, Vale do Rio Doce, General Motors, Itaú, Philips, Votorantim Asset ManagementHSBC, entre outros.
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