quinta-feira, 3 de abril de 2008

curso de marketing e venda de automoveis - utilizando o telemarketing e a correspondência

Telemarketing e correspondência

Tanto o telemarketing quanto a correspondência são importantes ferramentas de marketing que precisam ter sua adaptação para a área em que estiver atuando o profissional, respeitando as particularidades de cada setor de atividade.

A realização de chamadas telefônicas para os clientes do escritório é perfeitamente cabível, e deve fazer parte do ciclo de relacionamento natural entre o escritório e sua clientela. No gerenciamento do relacionamento entre escritórios e clientes tanto o contato periódico por telefone como a comunicação via e-mail ou correspondência convencional são perfeitamente aconselháveis.

Já a utilização do telemarketing e mesmo a correspondência de forma ativa precisam respeitar critérios, de maneira a não entrar em conflito com os clientes. É possível criar situações em que os clientes possam ser apresentados ou encaminhados ao escritório através de indicação, ou mesmo num sistema de parceria.

Com relação à utilização do telemarketing, o treinamento das secretárias e recepcionistas é fundamental, com o objetivo de transformar uma simples consulta ou contato para maiores informações em uma oportunidade de negócio. Entretanto, temos percebido grande despreparo destas profissionais para captar novos clientes através dos atendimentos.

Nossa sugestão é a de criar um conjunto de procedimentos em relação ao atendimento telefônico, de forma a direcionar a chamada conforme o assunto e interesse comercial do escritório.

Outra sugestão é o treinamento das secretárias, de forma a prepará-las adequadamente para a função de telemarketing.

Também com relação à correspondência, será necessário criar um conjunto de procedimentos com o objetivo de sistematizar o relacionamento do escritório com seus clientes.

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