Como manter relacionamento com clientes
Mantendo o relacionamento
No livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer um”, citado anteriormente, Joe Girar, considerado o maior vendedor de carros de todos os tempos pelo Guiness Book, nos apresenta uma idéia simples, mas bastante funcional e que deveria ser implantada por todos os escritórios imediatamente.
Segundo suas próprias palavras “uma coisa que eu faço e que poucos vendedores fazem é enviar uma correspondência para a pessoa que acabou de comprar um carro comigo, tão logo ela saia de meu estabelecimento. Envio-lhes uma correspondência pessoal, agradecendo por terem me escolhido para comprar o carro entre tantos outros vendedores, e coloco-me a sua disposição para qualquer outra necessidade que tiverem em minha área de atuação”.
Esta pode ser uma medida simples e que pode ser facilmente implantada em qualquer empresa, no entanto, terá um impacto muito grande junto aos clientes. Certamente será uma medida que iniciará um relacionamento de forma positiva.
Voltando a atender seus clientes
Para manter o relacionamento com os clientes, é necessário que o profissional defina uma política de comunicação permanente com os clientes. Crie uma rotina periódica, através de contatos por telefone, correspondência tradicional e e-mail, de forma intercalada, mas contínua, para manter sempre um meio de comunicação permanente.
Este canal de comunicação fará o escritório permanecer em contato com os clientes, possibilitando novos atendimentos, evitando que os clientes eventualmente conheçam outras empresas e possam contratar os serviços de outros profissionais.
Atendendo aos parentes e amigos de seus clientes
Outra importante razão para manter um canal de comunicação permanente com os clientes é lembrá-los constantemente dos serviços do profissional e do escritório, sugerindo que indiquem seus serviços também para seus parentes, amigos, conhecidos e colegas de trabalho sempre que surgir uma necessidade.
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