quinta-feira, 3 de abril de 2008

Introdução - Curso de marketing e vendas para automóveis

Introdução

Há muitos anos que o marketing no setor automobilístico se tornou uma verdadeira guerra na disputa pelo mercado entre as concessionárias. Com o passar do tempo, a concorrência tem se tornado mais acirrada, exigindo métodos cada vez mais sofisticados na disputa pelos mercados, na batalha para conquistar clientes.

Como defende os autores do famoso livro MARKETING DE GUERRA, Al Ries e Jack Trout, cujas idéias foram inspiradas no general prussiano Karl Von Clausewitz, que escreveu o tratado sobre a guerra “On War“ (1832), é preciso encarar esta guerra de marketing da mesma forma que um exército deve preparar-se para uma guerra de verdade.

É necessário elaborar um plano tático e estratégico, e implementar todos os princípios gerais da guerra convencional, adaptando-os ao mundo dos negócios, para poder sobressair-se nesta “guerra de marketing”.

Estamos falando de marketing de modo genérico. Estes conceitos de guerra de marketing podem ser utilizados tanto por grandes organizações como por pequenas empresas, ou mesmo individualmente no marketing pessoal.

O famoso vendedor de carros Joe Girard, autor do livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, (Editora Record, 1978), que constou durante anos no Livro Guinness de Recordes Mundiais, como o maior vendedor de carros do mundo, nos dá um excelente exemplo de como táticas inovadoras de mercado aliadas a uma estratégia bem planejada podem resultar em grande desempenho em vendas.

Abordaremos neste texto as ferramentas utilizadas por este grande vendedor de carros, adaptadas a realidade brasileira atual, bem como novas e modernas formas de captar, conquistar e manter um relacionamento duradouro com clientes.

Também serão utilizados conceitos como:
· Inteligência emocional;
· Hierarquia das necessidades de Maslow;
· 7 competências essenciais na gestão da carreira;
· Parcerias e Networking;
· E muitas outras ferramentas.

Defendemos neste texto e em nossos cursos a seguinte premissa: venda não é um processo que ocorre por acaso, na verdade, é o resultado previsível de um conjunto de ações, que quando são aplicadas de maneira correta e dentro de um plano de marketing, geram continuamente novos negócios, atendendo necessidades e expectativas de clientes e fornecedores.

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