quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Toyota fecha semestre como líder mundial de venda de carros

Companhia japonesa comercializou 4,82 milhões de unidades vendidas de janeiro a junho.
General Motors é prejudicada por crise nos EUA e soma 4,54 milhões de veículos.

Em um cenário de queda de vendas em tradicionais mercados como o norte-americano e o europeu, a Toyota conseguiu segurar o título de líder mundial de vendas no primeiro semestre. A fabricante de veículos japonesa anunciou, nesta quarta-feira (23), a venda de 4,82 milhões de unidades no período, um aumento de 2,2% em relação ao primeiro semestre de 2007. Já a General Motors divulgou balanço com total de 4,54 milhões de veículos vendidos de janeiro a junho.

Em dura batalha pelo mercado com o gigante americano General Motors, anunciou que as vendas no segundo trimestre aumentaram 1,8%, para um total de 2,41 milhões de carros. Estes dados incluem as vendas de suas filiais Daihatsu Motor Co. e Hino Motors Ltd. Em sentido oposto, a GM teve queda de 5% no período, com 2,28 milhões de unidades vendidas.

No primeiro trimestre de 2008, a Toyota se manteve como líder mundial dos fabricantes de automóveis. Nesse período vendeu 2,41 milhões de veículos, contra 2,25 milhões de seu maior concorrente, o gigante da Detroit General Motors.

A Toyota está voltada aos mercados dos países emergentes, como China, Índia, Rússia e Brasil, para compensar a crise nos países mais industrializados, o que inclui o Japão. O mesmo faz a fabricante norte-americana, muito prejudicada pelo declínio das vendas nos Estados Unidos, que chegou a 20% no segundo trimestre.


fonte- G1

Nenhum comentário: