quinta-feira, 3 de abril de 2008

Janeiro indica novo “crescimento brasileiro”

Janeiro indica novo “crescimento brasileiro”
Texto: Joel Leite Fotos: Divulgação
(16-01-08) - O melhor janeiro da história foi o último, em 2007, quando foram vendidos 145.383 carros e comerciais leves no mercado interno, a uma média diária de 6.923 carros. O balanço de janeiro do ano passado surpreendeu a todos, fazendo com que se refizessem as previsões do ano. Tanto que os 7% de crescimento previsto inicialmente se transformaram em 27,8% no fechamento do ano.A história se repete. A previsão de 17,5% de aumento nas vendas em 2008, feita pela Anfavea, começa a cair por terra logo na primeira quinzena do mês. A média de vendas neste ano, nos primeiros dez dias úteis do mês, foi de 8.679 unidades, conforme dados do Renavam. Se esse número se confirmar nos próximos dez dias úteis, 2008 começa com um crescimento de 25,4% em relação a janeiro do ano passado, quer dizer, muito acima da previsão das montadoras, que estão traçando aumento de 17,5%.Como normalmente a segunda quinzena é melhor do que a primeira, é possível que o aumento de vendas em relação a janeiro de 2006 seja ainda maior. O aumento de janeiro de 2006 em relação a janeiro de 2005 foi de surpreendentes 27,2%, índice que se confirmou no fechamento do ano. Se a história continuar se repetindo, 2008 vai surpreender mais uma vez as montadoras e repetir os 27% de aumento.Preço pode subirNo gráfico ao lado você tem o comportamento dos preços dos carros zero no mercado interno nos últimos cinco anos. São preços praticados e não oficiais. Observe que, com exceção de 2004, os aumentos têm sido próximos do aumento do custo de vida e em 2006 houve queda do Preço de Verdade (dados da Molicar). Até agora o preço tem se mantido apesar do aumento da procura. Mas, ao se confirmar o crescimento de vendas na primeira quinzena, é possível que os preços subam no decorrer do ano, já que muitas fábricas não terão condições de atender à demanda e muito menos de ampliar a produção em curto prazo.Crescimento “brasileiro”Ao se confirmar um aumento de vendas dessa ordem, o Brasil terá um crescimento “brasileiro” mais uma vez, e não um crescimento “chinês”, conforme pregam alguns analistas. A China teve um crescimento menor que o do Brasil no ano passado, embora tenha um volume de vendas muito maior. Foram vendidos no mercado interno chinês 8,8 milhões de veículos automotores, mas o crescimento foi de apenas 20%, enquanto o mercado brasileiro cresceu 27,8%.Leia outras colunas de Joel Leite aqui________________________________Joel Leite (joelleite@autoinforme.com.br) é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

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